Quais são os Direitos de quem é Demitido por Justa Causa?
- Alkmim&Ramos
- 31 de mar. de 2022
- 3 min de leitura
A palavra demissão pode gerar algum desconforto para qualquer trabalhador, mas há alguns tipos de demissão, entre elas: Demissão por justa causa.
Quando se trata sobre esse assunto fica uma dúvida: Quais são os Direitos de quem é Demitido por Justa Causa? Vamos falar sobre isso no artigo de hoje.

O QUE É DEMISSÃO POR JUSTA CAUSA?
A demissão por justa causa acontece quando o funcionário comete uma falta grave, que normalmente está associada à indisciplina, insubordinação, desonestidade, improbidade, abandono de emprego, entre outras.
É importante ressaltar que não é o empregador que determina o que será classificado como falta grave, mas sim a legislação, que é a CLT.
Quais seriam as motivações para a demissão por justa causa de acordo com a legislação:
ato de improbidade. Ou seja, falta de ética profissional, de zelo e respeito no local de trabalho, incluindo atos de assédio moral e sexual;
incontinência de conduta ou mau procedimento;
negociação habitual por conta própria ou alheia sem permissão do empregador, e quando constituir ato de concorrência à empresa para a qual trabalha o empregado, ou for prejudicial ao serviço;
condenação criminal do empregado, transitada em julgado, caso não tenha havido suspensão da execução da pena;
desídia no desempenho das respectivas funções. Ou seja, desleixo, falta de atenção, preguiça, etc.;
embriaguez habitual ou em serviço, incluindo a utilização de drogas;
violação de segredo da empresa;
ato de indisciplina ou de insubordinação;
abandono de emprego;
ato lesivo da honra ou da boa fama praticado no serviço contra qualquer pessoa, ou ofensas físicas, nas mesmas condições, salvo em caso de legítima defesa, própria ou de outrem;
ato lesivo da honra ou da boa fama ou ofensas físicas praticadas contra o empregador e superiores hierárquicos, salvo em caso de legítima defesa, própria ou de outrem;
prática constante de jogos de azar;
perda da habilitação ou dos requisitos estabelecidos em lei para o exercício da profissão, em decorrência de conduta dolosa do empregado. Por exemplo, quando um advogado, em uma sociedade de advogados, tem a sua licença da OAB cassada em conta de alguma infração disciplinar.
QUAIS SÃO OS DIREITOS DE QUEM É DEMITIDO POR JUSTA CAUSA?
Quando comparamos os direitos de quem é demitido por justa causa com o de demitidos por outros motivos, podemos observar a redução dos direitos.
Quando há o rompimento do contrato de trabalho por meio de uma demissão por justa causa, o trabalhador só tem direito ao que já estiver vencido, ou seja, ao saldo do que ele já tinha. E isso é o que pode prejudicar imensamente quem tem muitos anos de trabalho na mesma empresa.
Os motivos para essa redução é porque quem deu causa a rescisão do contrato de trabalho foi o próprio trabalhador e não a empresa.
Por isso, o empregado demitido terá direito apenas de:
saldo de salário, incluindo valores de horas extras e adicional noturno, se for o caso;
férias vencidas, acrescidas de 1/3, se for o caso;
13º vencido, se for o caso.
Sendo assim, o acerto é sobre os dias de salário ainda não recebidos, férias somente se já vencidas, horas extras, podendo ser também o depósito FGTS apenas até o mês em que ocorreu a rescisão, sem a multa.
Outro direito do trabalhador que não é válido nessa situação é o seguro-desemprego e verbas proporcionais.
ALKMIM & RAMOS
Ficou com outras dúvidas sobre os seus direitos, ou outro assunto jurídico, e deseja ter um atendimento especializado? Entre em contato com a Alkmim & Ramos e conte com uma equipe de advogados especializados para sanar suas dúvidas e dar início ao seu processo com toda a segurança e organização necessárias.
Continue em nosso blog para acessar outros artigos referentes às principais dúvidas e atualizações no mundo jurídico




Comentários